Lider do Ministério de Dança - Evelin Estrada

28 de abr. de 2010

Como vencer o Desânimo?

Josué 1.6 e 7 – Esforça-te e tem bom ânimo: porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria.

Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou dela não te desvies, nem para a direita e nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Neste capítulo (1) do livro de Josué nós vemos que Deus vem animar o próprio Josué, pois este estava paralisado com a morte do seu líder Moisés.

"A ausência do líder revela quem o povo é"

O ministério de louvor e dança são os mais atacados dentro da igreja pois nós somo "guardiões do louvor" e uma das coisas que o inimigo tem colocado em cada ministério é o desânimo. Em uma comunidade no orkut eu verifiquei que a maioria dos ministérios tem essa dificuldade.

Veja este depoimento:

O problema que o ministério de dança da minha igreja enfrenta, é o seguinte: as participantes estão desanimadas.

Muitos ministérios estão sofrendo perdas como Josué sofreu e isso tem enfraquecido as estruturas ministeriais. Amados quando nós olhamos com nossos olhos humanos para os problemas e situações adversas a nossa vontade é de realmente parar.
Como guardiões do louvor somos bombardeados a cada instante pela televisão, por música, por leituras, conversas, que aos olhos de Deus são imundas.

Porque o desânimo chega?

Eu me pergunto porque isso acontece e chego a conclusão, trago a tona agora esta palavra que se define como porta para o desânimo A RELIGIOSIDADE, mas o que é isso?

Religiosidade é quando você começa a viver através de fórmulas, ou seja, quando você cai na rotina; um exemplo: quando vamos aos cultos e é aquela monotonia, a mesma coisa, não acontece nada de novo, você não vê milagres, não sente a presença de Deus.

Quantas vezes você já foi à igreja e não sentiu a presença de Deus?

Deus não se resume a uma fórmula, Ele faz como Ele bem entende.
Tudo é feito por Ele e Para Ele!

Muitas vezes acordamos tristes sem motivos, isso é a influência de satanás para nos paralisar. Isso já aconteceu com você?

Uma coisa que quero compartilhar com você, todos os dias quando eu acordo eu digo para mim mesmo: DESÂNIMO VOCÊ NÃO TEM LUGAR EM MINHA VIDA, SAI EM NOME DE JESUS!
A partir do momento que você toma essa atitude não se deixar influenciar, aí o inimigo bate em retirada.
Você pode ficar triste por um instante como Neemias ficou triste pela sua cidade ter sido destruída.

Neemias 1.4 – E sucedeu que, ouvindo estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive orando e jejuando ao Deus dos céus.

Nos capítulos seguintes, você vê que Neemias fez grandes coisas pela sua cidade.
E você também pode fazer grandes coisas pelo seu ministério, a começar pela oração e o jejum.

A palavra nos fala que a carne milita contra o espírito e o espírito contra a carne. As vezes eu não tenho vontade de orar, nem de ler a bíblia, muito menos de ir aos cultos, mais eu faço assim mesmo. Oro Sem vontade, Leio a bíblia sem vontade, mais quando começo a fazer isso Deus renova a minha força e fico horas conversando com Ele e meditando em sua palavra. Nós não somos super heróis, somos feitos de carne e propícios a errar, mas o pecado em nossas vidas deve ser um acidente e não uma prática do cotidiano. A cada dia temos que nos revestir da armadura de Deus.

Temos que enxergar o que Deus está fazendo no nosso Hoje; Os olhos humanos não conseguem enxergar o que Deus faz, pois Deus atua no sobrenatural.

Porque só conseguimos enxergar as coisas depois que elas passam?

Muitas vezes nós deixamos as situações contrárias tomar o primeiro lugar em nossas vidas e isso nos paralisa. É justamente nesta hora, em que nada faz sentido que temos que manter a nossa fé em Cristo Jesus. Para vencer o desânimo é necessário ter determinação, as pessoas falam com sua boca que querem realmente servir a Deus e não conseguem porque não estão sendo determinadas em fazer o que é certo. Então o primeiro passo é determinação.

Pra vencer o desânimo é necessário saber onde quer chegar, se você não sabe onde quer chegar não vai chegar a lugar algum. Quando você sabe onde quer chegar e tem determinação você vai longe.

Comece pequeno. Pense grande, mas ande rápido!

Para vencer o desânimo é necessário identificar a causa do desânimo; Josué estava desanimado porque Moisés tinha morrido. Essa era a causa do desânimo. A perda de integrantes no ministério, a falta de compromisso, falta de empenho, pouca oração e jejum, a falta de uma liderança firme, tudo isso são alguns motivos para o desânimo no ministério de dança. Se seu ministério está desanimado comece a orar ao Senhor a oração de Efésios 6.10, a armadura de Deus é a única coisa que vai te livrar dos dardos inflamados de satanás. Você precisa crer que mesmo estando desanimado Deus é contigo, levanta do chão e comece a profetizar sobre seu ministério uma nova unção. Radicalize!

Muitas pessoas acabam pegando a mania de serem "coitadinhas" essas pessoas colocam uma música e começam a chorar, mais não tem atitudes de uma pessoa que tem intimidade com Deus. Sentir a presença de Deus e chorar é totalmente diferente de chorar pra si mesmo. Não perca tempo tentando entender o seu passado, porque você fez isso ou aquilo, simplesmente peça perdão a Deus e prossiga, não tente entender, arrependa-se, não se esconda de Deus. Quando você admite estar desanimado Deus vem e te anima, enquanto você estiver se achando o "fortão" nada vai acontecer.Para os líderes

Busque inovações em Deus para o seu ministério, a sua busca deve ser constante, as suas metas tem que estar firmadas em Deus pra que sejam alcançadas, não tenha medo de repreender seus liderados quando estiverem errados, mas corrija em amor. Não busque inspiração em coisas deste mundo. Do Senhor Procede toda a criatividade. Talvez seu ministério está desanimado porque seus liderados não têm visto em você o desejo de crescer, só o desejo de cobrar. Suas reuniões têm que ser muito mais do que meros ensaios técnicos.
Convoque a todos para uma responsabilidade maior.

Líderes de êxito formam liderados de êxito
Nao adianta nada cobrar algo que você mesmo não é.
Se você líder não é santo, pontual, responsável, criativo, então não cobre isso dos seus liderados. Doente não cura doente!

ATITUDE É A EXPRESSÃO INTERNA DEMOSTRADA ATRAVÉS DE UM ATO
A atitude de um lider vale mais dos que as suas palavras, então líderes estejam sempre cautelosos em tudo o que for fazer, porque teus lidererados vão fazer o que você faz.

MUDANÇA REQUER DECISÃO
A vezes o sacrício requer muito mais do que queremos dar, mais se fosse o contrário não seria sacrifícil, aprenda a estar no centro da vontade de Deus, fazendo a vontade DEle que é perfeita, as vezes dói em nós, ter que tomar decisões desfavoráveis a nossa carne é ruim, porém necessárias.

"A dança consagrada torna-se um doce mover do Espírito Santo sobre a Igreja"
Fiquem com Deus!

Fonte - site: http://jide.zip.net


2 comentários: