Lider do Ministério de Dança - Evelin Estrada

22 de fev. de 2012

A dança na Adoração - Evelin Estrada


Nestes últimos tempos temos visto o Senhor mover sua igreja para uma forma de louvor e adoração cada vez mais profunda, neste processo, a dança como ministração de louvor e adoração, guerra espiritual e expressão corporal de alegria, tem estado cada vez mais presentes.

É comum que o povo expresse os seus sentimentos através da arte, sendo a dança um grande instrumento de comunicação, esse movimento não é nenhuma novidade e sempre fez parte das comemorações cristãs.

"Antes de sermos bailarinos, músicos, cantores, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo temos a responsabilidade de sermos referencial da Glória de Deus".

Como a arte tem sido restaurada por Deus nas Igrejas, vale bem lembrar que nós também precisamos ser restauradas.

Os grupos de coreografias tem invadido a Igreja!!!!!! E daí? Qual o propósito desse trabalho? Qual é o seu significado na ADORAÇÃO?

Enfim:

A música, a dança, o canto...., fazem parte de uma linguagem onde cada um tem o seu significado: na música é a sonoridade da harmonia dos instrumentos, no canto as palavras, na dança é a imagem dos movimentos.

ATENÇÃO: "toda arte tem a mesma importância, mas só tem valor se salvar, curar, restaurar e edificar". E no caso da dança, a unção vem pelo movimento, não se tratando de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A nossa dança tem que ser contagiante, onde que na hora das ministrações haja nossa influência, levando as pessoas a adorarem o Senhor.

EXODO: 15:20. Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças.

A ministração pode ser feita de duas maneiras:

1º - Através da dança pré-estabelecida

2º - Através da dança espontânea

A Adoração é uma atitude interior e não exterior. Se entendermos a dança como parte do louvor, poderemos usá-la com mais sabedoria para atravessar o Santo dos Santos. Ninguém é mais espiritual por usar uma ou outra linguagem, utilize tudo o que você tem para ser um daqueles Adoradores que o Pai procura, temos que viver em novidades de cântico, movimento e palavras, mas sempre conduzido pelo Espírito Santo.

Muitos nas Igrejas veem isso como algo inusitado, diferente e moderno, mas a Bíblia está repleta de trechos que relacionam o louvor à adoração diretamente a expressão corporal.

SALMO 150:4 - Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta!

Esse é um motivo suficiente para cremos que se nós rendermos ao Senhor, movimentando o nosso corpo em reação ao nosso desejo de louvar, o Senhor se agradará. A dança não é em si adoração, mas faz parte dela.

SALMO 103:1 - Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

*DANÇAR POR JESUS, DIANTE DELE E PARA ELE. ESTE É O NOSSO PROPÓSITO*.

Fazer diferença no meio da Igreja depende do quanto verdadeiramente buscamos o Senhor. Apenas o nosso talento por mais maravilhoso que pareça, não é o suficiente para um culto em espírito e em verdade. Sem a unção do Espírito Santo de Deus sobre nós, qualquer ação para o culto é apenas gestos sem sentido e sem nenhum objetivo.

Nós não fazemos parte deste ministério somente para "ajudar" a Igreja, nós somos uma autoridade, um servo do Senhor, devemos viver como tal, devemos nos preparar para essa obra, pois desta forma o Senhor vai ungir os nossos talentos para cumprimento das promessas em nossas vidas.

SALMO 149:3 - Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.

A dança tem uma importância muito grande nas regiões celestes, que geram movimentos e luz, que produzidos por corpos santos exaltam ao Senhor Jesus.

A dança estabelece ritmo corporal que altera a mente em todos os sentimentos, embalam a alma para o domínio do espírito, se no espírito do homem habita o Espírito Santo, coisas santas serão produzidas, mas se habita trevas, vai produzir coisas como: sensualidade, ego .... e outras coisas influenciadas pelo mundo.

Há uma unção direta da dança, na vida do que dança. A mente, coração e as emoções são conduzidos à presença do Senhor com graça e gozo somente experimentados por aqueles que dançam no Espírito. Muitos não compreendem, mas o Senhor é exaltado, não somente pela dança corporal, mas a dança gerada por um corpo que contém um coração quebrantado em Adoração.

Esta dança gerada pelo Espírito de Deus, a começar em nosso espírito, redunda em louvor ao Todo Poderoso, esta dança podemos ter em nossos cultos, que agrada ao Senhor e alegra o nosso coração.

Nós devemos ministrar a Deus e não a homens, e não devemos nos preocupar com as aprovações e o agrado dos homens, no que diz respeito a nossa performance, temos que estar ligada no Trono de Deus, e somente adorá-lo e agradá-lo.

Quanto aos homens... bem, prepare-se..... Algumas vezes haverá críticas, insatisfações, desagrados, julgamento e condenações. Mas nesse meio Deus estará SORRINDO PRA VOCÊ.

Efésios 6: 6,7 - Não servindo a vista como agradar aos homens, mas como servo de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor e não como aos homens.

ICorintíos 10:31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou fazeis qualquer coisa, fazei tudo para a Glória de Deus.

Colossense 3:17 - E, quanto fizer por palavra ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Salmo 115:1 - Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome da Glória, por amor da tua begnidade e da tua verdade.

Quando alguém fica de fora, ou seja, não acompanha a Adoração, esta pessoa pode ser usada pelo inimigo para atrapalhar quem está adorando, com críticas e questionamento sem fundamento nenhum.

Dançar para Deus, é forma de gratidão, adoração. Quando estamos dançando, estamos dando ao Senhor uma adoração com tudo o que temos e com tudo o que somos, não importa onde dançamos, no quarto, na igreja, em um seminário, em um momento devocional. Se está dança é para o Senhor, e exclusivamente pra Ele, Ele estará recebendo.

Cada pessoa recebeu um talento específico para que pudesse Adorar a Deus: umas cantam, outros evangelizam, outros pregam, outros fazem teatro, então porque não DANÇAR?

As pessoas do mundo dançam para o diabo, dançam para alimentar a carne, por puro prazer.

Será que Deus merece menos que o diabo????????

CLARO QUE NÃO!!!!!!!!!! Pois nós servimos aquele que é maior que o diabo, então devemos dançar para adorá-lo.

É por isso que hoje em muitas Igrejas, noivas apaixonadas, dançam em louvor e adoração ao Senhor Jesus, é tempo da Igreja ultrapassar as barreiras da religiosidade e se expressar em adoração apaixonada ao Senhor.

- ADORAR É: meditação e celebração

- ADORAR É: render-se

- ADORAR É: servir

- ADORAR É: reverenciar

- ADORAR É: realizar serviço sacerdotal

OS EFEITOS DA ADORAÇÃO

- SEGURANÇA: A adoração fortalece a confiança íntima (salmo 37:5 / provérbios 3:5,6)

- COMUNHÃO: A adoração no aproxima de Deus e das pessoas (I João 1:3)

- VISÃO TRANSFORMADA: Quando vivemos na presença de Deus temos nossa visão do mundo mudada.

- EVANGELIZAÇÃO: Um culto digno do Senhor faz crescer em nós o desejo de testemunhar de Jesus e anunciar as boas novas.

OBSTÁCULO À ADORAÇÃO

- ATITUDE INCOERENTE: espírito ferido, amargurado, incredulidade, ressentimento, vingança.. impedem uma adoração real.

- FALSO RITUALISMO E TRADICIONALISMO: Ato mecânico

- ROTINA: o culto pode virar uma rotina, tornado um obstáculo ao adorador, por isso o Adorador precisa estar disposto, a pensar, a mudar, a revitalizar.... sempre fazendo coisas novas.

- AMOR AS COISAS DO MUNDO: A vaidade humana, os prazeres, pessoas, lugares, desejos e pensamentos, pois impedem a Adorarmos a Deus em espírito e em verdade.

-PECADO NÃO CONFESSADO: Após a confissão, que teremos livre acesso ao Trono da Graça.

- DESINTERESSE E A INGRATIDÃO: rádio, tv e jornais, cativam cada vez mais as nossas mentes, com isso mostram desinteresse pelos valores eternos, deixando pouco espaço para a Adoração, Louvor, Oração, Comunhão.

- PREGUIÇA E A NEGLIGÊNCIA: sono, o contágio por outros preguiçosos. A pessoa desmotivada deixa alguma coisa ocupar o lugar que pertence ao Espírito.

- REPRESSÃO SATÂNICA: o inimigo tenta desanimar e suprir todo o louvor dirigido a Deus.

09 ELEMENTOS DA ADORAÇÃO:

- PROVA: Deus prova o nosso amor para com Ele.

- OBEDIÊNCIA: Quando Deus nos chama, o "eis-me aqui" deve ser instantâneo.

- RELACIONAMENTO: Devemos gastar tempo com o Senhor.

- OFERTA: Devemos trazer ofertas a Deus, uma oferta de amor.

- PREPARAÇÃO: Devemos estar preparados, sempre....

- SEPARAÇÃO: Devemos nos separar das pessoas ou qualquer coisa que nos impedem de

adorar a Deus.

- DISPOSTA: Devemos estar disposta a sofrer, dar a vida pela causa de Cristo.

- CONFIANÇA: Devemos ter plena confiança em Deus , e nunca duvida Dele.

- AMIZADE: Temos que se amigo de Deus, ter tempo com Deus.

- ESTILO DE VIDA: Louvar, dançar, cantar..... a Deus em todas as situações.

Evelin Estrada

MINISTÉRIO DE DANÇA EXPRESSÃO ÁGAPE

Um comentário: