Lider do Ministério de Dança - Evelin Estrada

11 de jul. de 2010

Uma dança incompreendida

Uma dança incompreendida
Graça e Paz amados levitas da dança,

Estou muito feliz de poder estar postando mais um tema para que todos nós possamos ser aperfeiçoados e edificados através de experiências e principalmente da palavra de Deus. Recebi uma benção esses dias, estou trabalhando e muito feliz com esse novo emprego, Deus tem me honrado e breve poderei dar continuidade em alguns projetos, projetos esses que compartilhei com vocês em outras postagens.

Faz um tempo que não publico nada aqui no blog, sendo que postei diversos temas futuros a serem postados aqui. O que acontece é que nada se faz por minha ou nossa vontade, tudo se faz pela vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Lendo um artigo sobre a dança no Brasil e também vivenciando experiências com a dança em minha própria igreja e em outros lugares, me percebi no seguinte questionamento: Se dançamos uma dança PROFÉTICA, por que motivo tem que haver um ato profético no meio desta dança, já não basta os movimentos proféticos? Se acredito que Deus age através dos meus movimentos para curar, libertar, não tem necessidade de expressar isso falando ou mistificando as minhas ministrações.

A igreja está mal acostumada com equipes de dança que CAUSAM e quando chega aquela que não faz a igreja entrar no MISTÉRIO então a adoração não é válida ou segundo eles: esse grupo não tem muita unção. O rei Davi disse que não daria ao Senhor aquilo que não lhe custasse nada, no entando vemos muitos oferecendo uma dança ao Senhor que não lhe custa sacrifício, montando coisas sem sentido e que assustam até mesmo ao Espírito Santo.

Qual o sacrifício que devo fazer para que a minha dança seja recebida por Deus?

O sacrifício é justamente se organizar para que tudo saia com perfeição, nada que não é bem planejado consegue ter êxito. Não estou falando somente de ensaiar mas de se preparar espiritualmente para qualquer evento, se bem que o cristão deve estar sempre numa intensa busca por Deus.

Partindo do seguinte pensamento, eu sou levado a acreditar que muitas pessoas dançam, mais não conhecem seus próprios movimentos, não conhece a possibilidade de realizar movimentos, e se essa pessoa desconhece isso, que dirá os movimentos proféticos. Não vejo a necessidade da execução de um ato profético no meio de uma dança cujo objetivo é suprir a necessidade da igreja. Não quero deixar aqui nenhum pré-conceito a realização de atos proféticos na igreja, porém quero deixar minha revolta contra pessoas que usam atos proféticos para preencher uma lacuna na coreografia. Eu quase nunca faço ato profético de fato, pois eu tenho a convicção de que a minha dança já é um ato profético, então não vejo a necessidade de realizar o mesmo, a menos que seja direcionado antecipadamente por Deus.

Devemos ter ousadia quando estamos dançando, você já deve ter visto coreografias onde alguém entra vestido de branco simbolizando o Espírito Santo, e fico me perguntando: O que o Espírito Santo acha disso? Não seria algo inovador se isso fosse feio com o próprio Espírito Santo? Ele está aqui para nos ajudar, mas as pessoas gostam de fazer o que é óbvio. Inovar dá muito trabalho, então o óbvio é mais fácil.

Diferente do que muitas coreografias causam por ai, o papel da dança na igreja é transmitir harmonia, graça, leveza, amor, paz e beleza...
Semana passada fui participar de um festival de dança, dancei pela EDNI - Escola de Dança de Nova Iguaçu - Fiquei emocionado várias vezes com bailarinas lindas, que conseguiram através dos movimentos me transmitir o sentimento da situação que ela estava vivendo no palco. Seria tão bom se tivessemos ministros de dança assim, ministros que não causassem espanto ao dançar, ministros que transmitissem o amor de Deus ao dançar.

Se o que a palavra é o que nos fortifica, então posso concluir que temos que dançar a palavra.

Eu não sei porque razão a algumas pessoas estão tendo uma tendência errônea de mistificar a dança, quando na verdade a dança é uma arte tão simplórea. Alguns têm a idéia de que a dança tem que CAUSAR, se não tiver RÉ-TÉ-TÉ não valeu. Gente vamos parar com isso a dança não foi feita para causar e sim para trazer a consciencia das pessoas o amor de Deus. Infelizmente, a igreja é facilmente manipulada, se sobe um fulano que se diz Pastor e começa a dar uns gritos, a igreja já fica eufórica, mas quando chega no momento da adversidade o grito não os fazem permanecer de pé, a euforia acaba. O que nos faz permanecer firmes nos dias de guerra é a PALAVRA DE DEUS.

A dança deve ser:

* Informativa
Toda dança precisa informar algo seja ela cristã ou não. Como nas festas bíblicas que fazemos o principal objetivo é informar a volta de Jesus.

* Explicativa
As vezes tem passagens na bíblia ou eventos futuros que lendo não conseguimos entender mais assitindo a uma apresentação podemos receber de Deus uma mensagem clara e esclarecedora.

* Objetiva e Clara
Uma dança sem objetivo é uma dança vazia, e justamente por ter esse objetivo é que ela se torna profética e o caminho que você programa para chegar a esse objetivo deve ser o mais claro possivel, de forma que a igreja entenda. Uma coreografia bem feita nõ tem necessidade de narrador, pois a perfeição de um grupo de fatores (cenografia, iluminação, figurino, coreografia) faz com que a mensagem seja identificada perfeitamente pelo público.

* Um momentos de fruição de unção
Uma equipe terá a convicção de que está fazendo um bom trabalho quando sem falar uma palavra ela consegue trazer o ceu para a terra, de forma simples e sem os exageros que muitas vezes acontece. Forçar a barra é algo que nunca devemos fazer. Devemos nos prender em passar a mensagem, se a igreja está rodopiando, sapateando, recebendo cura e libertação, isso se dá pela mensagem e vontade de Deus, não por uma imposição de comandos.

* Harmônica e Bela
Sem dúvida alguma harmonia e beleza devem acompanhar toda e qualquer equipe, devemos nos preocupar com a estética da coreografia e dos bailarinos que estão ministrando ao Senhor. Existem ministros que dançam sem maquiagem, com as vestes sujas, amarrotadas, rasgadas e querem quem as pessoas não critiquem. Impossível! Na minha opinião uma pessoa que presa pelo seu ministério (dança) deve adicionar ao seu vestuário ao menos duas vestes novas por ano. Sapatilhas devem ser trocadas, maquiagens repostas e adereços restaurados. É maravilhoso ver o que é belo.

* Prazerosa de se dançar e Expressiva
A expressão é algo importantíssimo para qualquer bailarino, e saber expressar o que o que se vivencia no palco ajuda a embelezar ainda mais a estética do balé. Quando se está seguro para dançar, dança-se sorrindo, quando se está inseguro, dança-se com cara de parede. Que cara tem uma parede? Nenhuma. A expressividade deve ser trabalhados em todas as pessoas, sejam bailarinos ou não. Pessoas que dançam olhando pro chão, ou dança de costas para a igreja, ou de olhos fechados o tempo todo. Dançar uma música de júbilo com os movimentos certos é muito bom, e quando se expressa a alegria fica melhor ainda. Tem gente que acha que se expressar é só sorrir, mas ao contrário do que pensam, se expressar é chorar, sofrer, padecer e etc. Tudo isso deve ser observado e trabalhado.

* Reflexo da majestade e gradeza de Deus
Se somos templo do Espírito Santo e se somos parte do compo de Cristo, somos um pedaço do céu na terra, então devemos agir como tal. Pense em um rei ventido de trapos, você acreditaria que essa pessoa é um rei? Se somos templo, membros do corpo e filhos de Deus, devemos andar como filhos e dançar como filhos, então ai vai um alô para os investimentos feitos nos cenários e iluminação e figurinos. Investimento é fundamental para o sucesso de qualquer área.

* Inovadora
Em 2009 eu vi uma frase muito bacana: INOVE EM 2009. E será que temos inovados no reino de Deus? O carnaval no rio de Janeiro está cada vez mais lindo, partindo da visão artística. Todo ano eles montam diversas alegorias e toda lindas e diferentes da dos anos anteriores. Agora na igreja queremos fazer sempre os mesmos passos, o mesmos figurinos, as mesmas idéias. Deus é o criador da arte, ele é a nossa fonte de inspiração, se você buscar, Deus vai te dar montagens maiores do que você sonhou ou imaginou. Deus, o artístas supremo.

Dança espontânea ou instantânea?

Ao ver muitas pessoas dançando fico apavorado com as caras e bocas que são passadas para a platéia. A dança espontânea ela é dada pelo Espírito Santo, num momento de busca intensa, sendo assim, essas maluquisses que vemos nos cultos por ai, é pura invenção do ser humano. Eu creio que Deus não quer que eu passe vergonha diante da igreja, então, aquelas danças malucas sem sentido algum eu tenho que entender como uma invenção da mente de uma pessoa que acha que está sendo guiada por Deus. Se ser guiado na dança pelo Espírito Santo é fazer macaquisses para a igreja rir e não entender, eu não quero isso pra minha vida. Se eu sou o canla as pessoas tem que entender tudo o que faço. Seria como falar alemão para uma platéia de brasileiros, o que eles iriam entender? o que iriam receber? Ninguém concorda com o que não entende. Então a dança, seja ela em que modalidade for, em que nível for, precisa ser uma dança explicativa. Como ouvirão se não há quem pregue e como entenderão se não falam a mesma língua?

ENROLATION
O que esperar de uma coreografia montada em menos de 24 horas? Eu sinceramente não espero muita coisa, e pra falar a verdade eu não espero nada. Que preparo houve? Na hora H o que vai pro altar é pura enrolação e nada mais. E o pior é que tem gente que se acha o tal por montar uma coreografia em tão pouco tempo. Eu já fiz isso, (não sou perfeito) e confesso que o resultado foi catastrófico e desagradável tanto para mim quanto para o Espírito Santo e a Igreja, hoje pra mim, coreografia tem que ser montada com no mínimo um mês de antecedência, isso se for uma coreografia fácil, você pode estar entranhando o tempo, mas o resultado será bem mais satisfatório. Coreografia espontânea com um mundo de gente no palco fica uma bagunça. Oraganização é um princípio!

DIGA NÃO AO ENROLATION NA HORA DO CULTO. DIGA SIM PARA COREOGRAFIAS COM CONTEÚDO.

Espero que tenham gostado dessa postagem e que Deus possa abençoar ainda mais a sua vida.

Até a próxima postagem! Graça e Paz!

Leonardo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário