Lider do Ministério de Dança - Evelin Estrada

20 de out. de 2010

DOM SEM UNÇÃO É PERCA DE TEMPO


Graça e Paz amado levitas da dança,


Neste artigo abordaremos um assunto tão importante quanto os que já foram publicados aqui no BLOG JIDE e eu espero que seja fonte de bençãos para a sua vida e a vida de sua equipe. A bíblia nos fala sobre os dons do Espírito (1Co.12.1) e também nos fala que esses dons são para servirem a igreja, o copo. (1Co.12.7).
Deus nos conhece, já nos conhecia mesmo antes mesmo de nossos pais (JR. 1.5), antes de nascermos trazemos conosco o dom, a vida e outras apetidões naturais e a medida que vamos nos deselvonvendo esses dons também são estimulados dentro de nós. A palavra dom significa dádiva, presente, esse é o presente que Desu nos dá.

Dom e Talento

Os dois são dádivas dadas por Deus para a edificação da igreja, mas, pude perceber que existem algumas diferenças entre eles. Vejamos:
O dom é uma dádiva divina somenete para os cristãos (Rm.12.2-6). Os dons não são para serem usados para propósito egoístas e sim para abençoar pessoas. Os talentos diferem dos dons no sentido de que é uma dádiva comum a cristãos e não cristãos. O talentos podem ser dados por Deus ou não. Em Êxodo 31.1-6 vemos que Deus liberou um talento sobre a vida de Bezalel, visto que podem ser cultivados de acordo com o ambiente, e com a genética. Se uma criança nasce numa família de bailarinos, logicamente, suas abilidades específicas serão voltadas para a dança, assim como uma crianças que nasce num ambiente circense ou musical. Podem ser também por genética, uma criança que tem habilidade com números e se difere das outras pela sua alta capacidade de calcular. Os dons são direcionados somente para acrescentar na vida espiritual da igreja, já os talentos pode ser levados para âmbito profissional secular. Todos podem ter talentos, partindo do princípio de dedicação e busca por aperfeiçoamento.

Você tem cultivado os seus dons?

O aperfeiçoamento só vem mediante a prática isso envolve tanto dons espirituais como talentos, por isso temos que ter uma vida de busca e santidade como também buscar e andar com pessoas que são melhores do que nós. Nunca devemos andar com pessoas que não vai nos acrescentar algo de bom a nossa vida ministerial e secular. Se um planta não recebe os devidos cuidados para que possa florescer e dar frutos ela nunca vai se deselvolver e nossos dons e talentos funcionam da mesma forma, se eu não cuido do meu talento eu não terei bons resultados. Se eu não busco mais de Deus, meu dom nunca será um canal de benção. Quando cultivamos nossos dons ficamos aptos para exercitá-los. O inimigos deste século quer nos levar a esquecer do dom que Deus nos deu, colocando empcílios afim de que larguemos de lado o maravilhoso dom que Deus nos deu. Peça a Deus mordomia, ao contrário do que você pode estar pensando sobre mordomia, essa capaciade diz respeito a administração. Você precis administrar seu tempo, o que temos visto em muitos lugares são pessoas que gostam tempo na frente de um computador, da televisão e esquecendo que precisa ter mordomia para organizar sua vida. O Espírito de Deus só atua quando há organização, Deus nunca vai te usar enquando você for um desordeiro.

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14.

O diabo tem a cada dia tentado enterrar os nossos dons e ele coloca artifícios como timidez e medo para nos paralizar. A timidez que paraliza não é um sentimento e sim um espírito malígno que atua nesta área. Quanto mais timidez, mais areia é jogada nos seus dons. A timidez é um espírito que vem atuando dentro das igrejas nos dias de hoje. Existe uma diferença entre timidez e falta de conhecimento.
Exemplo: Quando uma pessoas é escalada para dar uma palavra no culto, a pessoa sabe falar e tem uma boa dicção, no entanto, não tem profundo conhecimento do que vai falar, então acaba ficando limitadar por não conhecer a palavra. Contrariando esse exemplo temos o tipo de pessoa que tem um conhecimento profundo do que vai falar mas, por uma ação demoníaca que trava, ela não consegue se desenvolver.
Muitas pessoas têm dado ouvido a esse espírito malígno ao invés de dar ouvidos para o Espírito Santo de Deus para que ele possa operar.
Quando você dá ouvido ao espírito maligno ele causa falta de interesse, traz com ele outro demônio que faz o indivíduo se sentir um perdedor e sentindo o pior dos piores.
Eu não estou falando que você está com um demônio no corpo, mas, estou afirmando que você está se deixando levar por uma ação malígna.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10

Buscando unção sobre minha cabeça

A unção nos diferencia das demais pessoas, é ela que se torna a ponte, o elo de ligação entre eu e Deus.
Para termos a unção é preciso pedir ao Todo Poderoso para que Ele nos conceda. Deus só nos dá a unção quando ele sabe que vamos usar, não adianta nada pedirmos a unção se não vamos usar. Temos que usar a nossa unção para curar, libertar, alegrar, ganhar almas, tocar o coração de Deus, a unção não se limita apenas a isso que acabamos de citar, a unção não tem limites, use sua unção, exercíte-a de forma criativa.Também deve hever em um ministro de louvor em danças a conservação e renovação da unção, como uma fonte a jorrar. A água da fonte ela não fica velha, ela está em movimento, ele se renova, assim deve ser a nossa unção, sendo renovada a cada dia, unção velha não cura ninguém, não faz a diferença em ninguém. Para que a unção não acabe é preciso renovar o odre e esse odre sou eu, é você. Um caso parecido com este é o caso da viúva, que se encontra em II Reis 4.1-7. O que me chamou a atenção nesta passagem foi que o azeite só parou de descer quando se acabaram os potes. Essa passagem se encaixa exatamente na palavra que eu quero transmitir para você. Enquanto havia potes para serem cheios havia unção descendo do alto, quando acabaram os potes, sessou a unção. Trazendo para nossa realidade a unção só acaba quando sessam as orações, quando o nível de busca termina.
Você pode até realizar com o seu talento, mas sem a unção para diferenciar você só vai estar perdendo o seu tempo.

"A unção só acaba quando acaba os odres, ou seja, quando você para de buscar".

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17

Meu ministério tem impactado alguém?

Dançar simplesmente por dançar nunca foi e nunca será uma boa idéia. Quando dançamos estamos entregando a Deus o nosso louvor, o louvor sobe a presença de Deus como um cheiro suave. Quando passamos na rua e sentimos um cheiro desagradável, rapidamente saímos daquele lugar, pois o cheiro é insuportável, o mesmo acontece com Deus quando dançamos de forma que ELE não gosta (no pecado), um cheiro de carniça, um cheiro desagradável e insuportável sobe as narinas de Deus. Será que Deus vai habitar no meio de carne podre? Quando a SUA palavra diz que somos templo do Espírito Santo é para nos conservermos puros e limpos. Como está sua casa? Como está seu coração? Como está a arrumação da sua casa? É tempo de arrumarmos nossas casas, tempo de arrumarmos nossos corações para que Deus tenha prazer em habitar. Como vamos impactar uma pessoa se nós mesmos não estamos querendo impactar ninguém? Eu li uma vez e guardei essa palavra no meu coração que dizia: “Muitos querem a unção mais poucos querem transformação de caráter” e eu passei a viver essa palavra, Deus estava cobrando de mim algo que eu não estava dando para ELE que era toda a minha dedicação, eu me dedicava, mais Deus quer sempre mais de nós e ELE me levou a um grau de intimidade e santidade muito elevado. Mais para isso acontecer eu tive que pagar preço nas orações, nos jejuns, nos quebrantamentos, nas minhas humilhações e nas relações com o mundo. Para impactar uma geração é preciso pagar o preço, e quanto mais você paga mais você recebe de Deus. Deus está nos chamando para ter um relacionamento sincero com ELE, Deus quer te dar coisas que você ministro de dança, louvor, teatro e outros nunca viu na sua vida, coisas que você nunca ouviu falar.
Deus nos chama para fazer uma revolução na nosso sociedade, Deus nos chama para marcar uma geração, Josué marcou a sua geração e continua marcando até hoje, e Deus quer fazer isso conosco também, basta você dar ouvidos ao chamado de Deus e pagar o preço que é grande.

Saiba que se a tua dança não tem unção, você está perdendo seu tempo, é melhor

Antes de você impactar uma geração você precisa ser impactado pela Glória de Deus. Deixe o fogo de Deus descer sobre ti, deixe a Glória de Deus te marcar, te consumir.


Leonardo Ribeiro

Um comentário: